Crematório (11) 5128-5152

Crematório

infelizmente, temos uma grande dificuldade de encontrar Crematório , pois as opções não são amplas como as de cemitérios.

Isso acontece porque, infelizmente, muitos cemitérios ainda não se modernizaram para este procedimento que é a opção ideal para o futuro.
A cremação era considerada como tabu em nossa sociedade, apesar de ser uma prática milenar, contudo, nos últimos anos a procura tem crescido muito! 
Pensar em qual procedimento será a melhor despedida ou a menos dolorosa para uma pessoa amada, ou até mesmo a nossa, é algo que sempre queremos fugir. E, pensando no futuro e em uma despedida menos traumática para os familiares, a cremação pode ser uma ótima alternativa.
Por isso, descubra quais são os principais crematórios na cidade e conheça a infraestrutura de cada um.
 
Crematório

O mais tradicional da capital paulista é o Crematório , o primeiro crematório do país e que está entre os maiores da América Latina. 

Situado na zona Leste e administrado pela Prefeitura de São Paulo, o local também é conhecido como crematório Municipal de São Paulo Dr. Jayme Augusto Lopes.
Referência no país, o Crematório Vila Alpina realiza cerca de 25 cerimônias por dia e conta com três câmaras frias para conservação dos corpos, dois fornos crematórios e uma sala ecumênica para homenagens.
Como nesse crematório não há salas para velórios, o indicado é que os velórios aconteçam em cemitérios próximos, como o cemitério da Quarta Parada e o Cemitério Vila Alpina, e depois o corpo pode ser deslocado para a cerimônia no crematório.
A cerimônia no Crematório Vila Alpina acontece na sala principal que possui um formato esférico e dura de 15 a 30 minutos. Ela é realizada com fundo musical que é escolhida pela família e amigos para prestam suas últimas homenagens. 

 

Memorial Parque Paulista

 

O cemitério-parque Memorial Parque Paulista fica situado em Embu das Artes e também abriga um crematório que possui instalações modernas e é um dos crematórios privados mais lindos da capital. 
Com um ambiente calmo em meio à natureza, o Memorial Parque Paulista é outra opção de crematório proporciona uma estrutura moderna e contemporânea, com áreas arborizadas e espaços belíssimos.
De fácil acesso pelo Rodoanel, o Memorial Parque Paulista possui salas para velórios, capela ecumênica, sala de repouso e serviço de entrega das cinzas.
Além disso, o local também disponibiliza salas VIPs para que as despedidas sejam um momento de luto em família, com mais conforto e privacidade.

 

Crematório Horto da Paz

 

Considerado um dos mais modernos de São Paulo, o Cemitério e Crematório Horto da Paz está localizado em um local arborizado em Itapecerica da Serra.
O Cemitério Horto da Paz foi construído com o conceito jardim em uma área preservada da Mata Atlântica e abriga um crematório próprio.

 

Com instalações ecológicas e projetadas para transmitir calma, o local abriga um salão de cerimônias para mais de 230 pessoas, velórios e cerimônias com música ambiente e ao vivo.
Além disso, o Cemitério e Crematório Horto da Paz dispõe de lanchonete, floricultura, amplo estacionamento e um heliponto.

 

Crematório Primaveras

 

O Crematório Primaveras é o primeiro particular da Grande São Paulo e oferece uma infraestrutura moderna. 
Muito conhecido como Crematório de Guarulhos, o local fica situado na zona Norte, no bairro Taboão, próximo ao Aeroporto de Guarulhos. 
Projetado para proporcionar mais tranquilidade aos familiares e amigos, o crematório conta com antessala que possui sofás, poltronas e uma minicopa com serviço de buffet.
Já a sala para cerimônia, possui 70 poltronas e adaptação para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, tudo nela foi pensado para trazer uma experiência diferente com um maior sentimento de acolhimento e paz. 
Por fim, o grande diferencial é que este é o único crematório do mundo onde, durante a cerimônia, a urna é elevada ao invés de descer. 
Gostou? Como vemos, podemos encontrar incríveis opções de crematórios em São Paulo para garantir uma última homenagem honrosa para o nosso ente querido. 
E, pensando em você, a FUNERÁRIA DE SÃO PAULO conta com uma equipe capacitada e pronta para te ajudar neste momento a fazer suas melhores escolhas.   

 

Entre em contato conosco, conheça os nossos planos e serviços e deixe que a FUNERÁRIA DE SÃO PAULO cuide da sua família e dê toda a assistência necessária neste momento de despedida. 

 

 

A Cremação é um procedimento onde o corpo de uma pessoa falecida é submetida a uma temperatura entre 1000 a 2000 graus em torno de um forno dentro de uma Crematório 24 horas especializado.

O processo só pode ser feito depois de 24 horas após o falecimento, da mesma forma em que ocorre o sepultamento. A queima do corpo demora em torno de 2 a 3 horas dependendo de cada pessoa e também da urna onde ela está acomodada.

Depois da finalização, restam cinzas e alguns fragmentos de ossos que são triturados no próprio Crematório, esses são os resíduos que são dados a família em uma pequena caixa.

Como funciona o Crematório?

O procedimento em si do Crematório  vai depender de cada estabelecimento, mas no geral, tem uma sala que eles chamam de " salão de homenagens" onde os amigos e familiares ficam sentados. Bem ao centro, tem uma espécie de elevador que traz a urna com a pessoa falecida.

 

A homenagem no Crematóriodura entre 20 a 40 minutos e tem hora marcada, nesse momento, são ditas algumas palavras e podem ser tocadas até 3 músicas preferidas do falecido como homenagem.

 

Em seguida, a urna desce e vai para uma câmera frigorífica, onde o corpo vai aguardar 24 horas para ser cremado conforme a lei. Em alguns casos, o Crematório em São Paulo precisa aguardar 72 horas ou até 10 dias conforme religião ou outras questões que podem aparecer.

Depois que o tempo recomendado passou, a urna entra em uma fila de outros caixões que irão para os fornos com cerca de 4 metros de altura onde o corpo é incinerado.

Depois disso, o Crematório dá os restos mortais reduzido a cinzas para os familiares, cujo eles podem ser levados e lançados conforme vontade do falecido.

O velório da cremação é diferente do sepultamento?

Na realidade, o velório é uma cerimônia de homenagem que a família realiza ao falecido, independente se ele será sepultado ou cremado.

 

Portanto, o velório pode acontecer normalmente em outro lugar, depois o corpo e os demais presentes se encaminham ao Crematório , da mesma forma que eles iriam ao cemitério caso fosse sepultado.

 

No entanto, o Crematório  geralmente oferece mais conforto para a família e amigos, eles ficam acomodados em um auditório onde uma rápida homenagem acontece ao ente querido.

 

Essa homenagem pode ser uma vídeo sobre a vida da pessoa que é projetada nos telões e a elevação e abaixamento da urna simbolizando o sepultamento. O Crematório juntamente com a agência funerária organizam todo a cerimônia.

 

No exato momento da cremação, o Crematório avisa os familiares e os convida para comparecer ao local, desse modo, eles já poderão levar as cinzas.

Qual é o procedimento para ser cremada?

Caso a pessoa não deixou essa vontade registrada em cartório, então, um parente de primeiro grau ou da linha sucessória precisa autorizar juntamente com 2 testemunhas todo o processo no Crematório.

 

Agora, se a pessoa não tiver nenhum parente direto, é necessário apresentar no Crematório os seguintes documentos: Certidão de óbito, CPF e RG e cópia da certidão de nascimento ou casamento do falecido, declaração de um delegado informando que não se opõe e no caso de mortes violentas, é necessário um boletim de ocorrência.

 

A morte por causas naturais exige a apresentação de uma atestado de óbito de dois médicos, formulário preenchido pelos familiares, CPF e RG e cópia da certidão de nascimento ou casamento do falecido.

 

A burocracia do Crematório  é maior, pois como o procedimento de incineração elimina os restos mortais da pessoa falecida, posteriormente não é possível conseguir nenhum DNA ou qualquer informações em caso de investigação através das cinzas.

 

Saiba mais sobre Crematório.